Imagem capa - Exercício físico na gestação e benefícios para gestante e o feto por Giscellayne Rodrigues Perez
Tayse WatermannColunistas

Exercício físico na gestação e benefícios para gestante e o feto

Exercício físico na gestação e benefícios para a gestante e o feto

A realização da atividade física de intensidade moderada em gravidez saudável gera inúmeros benefícios para a gestante e o feto.

Os benefícios proporcionados à gestante são: redução da dor lombar, melhora na resistência e flexibilidade muscular, redução do estresse cardiovascular e hipertensão arterial, auxílio no controle de peso, redução do risco de diabetes gestacional, benefício para a saúde mental e emocional da grávida, prevenção de distúrbios do assoalho pélvico (quando realizado exercícios específicos para o períneo), redução do inchaço (edema) e cãibras...

Além disso, a gestante que se exercita pode ainda se beneficiar com vantagens como o menor risco de parto prematuro, menor duração na fase ativa do parto, melhora da tolerância para o trabalho de parto e diminuição da percepção de dores do parto normal. O feto também recebe vantagens por ter uma mamãe ativa, como a redução da adiposidade e aumento da tolerância ao estresse/esforço.

Qual tipo de exercício é recomendado?

Cada gestante é única e inicialmente é necessária uma avaliação cuidadosa por profissional capacitado, que conduzirá o programa de exercícios. 

A American College of Obstetricians and Gynecologists recomenda exercícios de baixo impacto, intensidade moderada e realizada regularmente. As gestantes sedentárias devem aumentar gradualmente a prática de exercícios. Em caso de sedentarismo, a gestante saudável pode iniciar a prática física, com segurança, até a 30ª semana de gestação. 

A escolha do programa de exercícios dependerá das preferências da mulher e dos recursos disponíveis. Na ausência de complicações, os principais exercícios indicados durante a gestação incluem: caminhada, corrida leve, dança, natação/hidroginástica, bicicleta e remo.

É importante ressaltar que antes de iniciar qualquer atividade física ou exercício, a gestante precisa estar realizando o pré-natal regularmente. Também é essencial receber orientação monitorada por profissional especializado na área obstétrica, pois existem também contraindicações de exercícios na gravidez.

Existem protocolos específicos durante a gestação para cada tipo de condicionamento físico. O fisioterapeuta obstétrico pode orientar e prescrever a melhor atividade física para cada gestante.

Contato para atendimento: 3322-1988 ou 3341-5166

E-mail: [email protected]

Site: Urocore - Centro de Urologia


Redes sociais:

Facebook: Fisioterapia Pélvica em Londrina

Instagram: @fisioterapiapelvicaemlondrina

Facebook: NAPPS Londrina