16/08/2018 às 14:27 Psicóloga Raiana Bonatti Colunistas

Como identificar se alguém da sua família está com depressão

829
3min de leitura

Por: Raiana Bonatti de Sousa Botão

 Você sabia que a depressão é considerada o transtorno psiquiátrico mais incapacitante? E que está associada a mais de metade dos casos de suicídio cometidos em todo o mundo?

 Mesmo com números alarmantes, essa é uma doença (Sim, o cérebro é um órgão e também adoece) cercada de mitos e preconceitos, que vem de dois motivos principais:

 Os transtornos psiquiátricos têm sido estudados e descritos, relativamente, há pouco tempo (considerando a história da humanidade) – isso porque o estudo do cérebro demanda equipamentos específicos que vem sendo produzido com o avanço da tecnologia científica. Temos, enquanto seres humanos, uma tendência a rejeitar e criar rótulos para aquilo que é pouco conhecido.

 Quando alguém que amamos e nos importamos quebra o braço, tem uma pneumonia ou uma infecção intestinal, sabemos o que fazer: levar essa pessoa ao médico, comprar os medicamentos necessários, cuidar e ajudá-la a melhorar para que possa retomar suas atividades. Mas, quando essa mesma pessoa é acometida por uma doença no cérebro, caracterizando o que chamamos de transtornos mentais, tendemos a diminuir a importância disso e achar que o que falta é ‘força de vontade’, ‘fé’ ou qualquer outro sentimento que tendemos a usar como causa. Entendo que essa seja a sua maneira de ajudar essa pessoa a não sofrer e que, provavelmente, seja bem desconfortável pra você, também, ver alguém que ama sofrendo e sem saber muito bem como ajudar. Culpabilizar a pessoa não a ajuda. Colocar a ‘cura’ em certos sentimentos, também não. Agora que você já sabe que, talvez, o que esteja fazendo não funciona, que tal aprendermos um jeito diferente?

 Antes de saber como proceder, é importante aprender a identificar. Os sintomas abaixo devem perdurar por, pelo menos, um mês. Não é a presença deles que deve preocupar – ocasionalmente todos têm um dia ou uma semana ruim: choram, se isolam, se sentem tristes e preferem ficar em casa. Tristeza é um sentimento e, portanto, é natural. O problema é a freqüência e a intensidade desses sintomas e, principalmente, o quanto eles tem afastado essa pessoa de seus valores e de uma vida que valha a pena ser vivida. Aqui vão alguns sinais que podem indicar que alguém que você ama pode estar com depressão:

* Humor negativo – esse sintoma é caracterizado por sentimentos de tristeza e mal-estar geral. Possíveis verbalizações do paciente: “me sinto triste o tempo todo”, “não vejo sentido na minha vida”, “choro toda hora”, “sinto um vazio no peito”, “sinto que não só amado (a) por ninguém”;* Redução de energia, disposição e de atividades – a pessoa diz ter pouca disposição para atividades do dia-a-dia e, por vezes, é confundida como ‘preguiça’ ou ‘comodismo’. A pessoa pode dizer, com freqüência: “não consigo me levantar da cama”, “sinto que meu corpo está pesado”, “Não consigo trabalhar / ir na escola”, “não tenho vontade de fazer nada”;* Fadiga intensa – essa pessoa pode se queixar de um cansaço grande após a realização de pequenas atividades, como lavar a louça ou ir ao mercado. Isso tende a ser interpretado por pessoas próximas como “preguiça” ou “oportunismo”;* Redução na capacidade de concentração;* Desregulação do sono e apetite (seja para mais ou para menos);* Diminuição dos sentimentos de autoestima e autoconfiança;*Perda de libido / desejo sexual;*Perda de memória – pessoas com depressão podem achar difícil se lembrar de eventos específicos da sua história de vida.

 Para o diagnóstico devem ser considerados: A quantidade e duração dos sintomas, presença de pensamentos autodepreciativos, condições médicas gerais ou uso de substâncias. Na dúvida, procure alguém capacitado para o diagnóstico e protocolos de intervenção: Um psicólogo e Psiquiatra. É difícil quebrar os nossos próprios preconceitos e estigmas que, às vezes, carregamos por muitos anos e parecem fazer parte do modo como enxergamos o mundo. Mas, geralmente, eles nos prendem e podem nos deixar distante de um valor importante: ajudar alguém que amamos. Portanto, se informe e se abra a novos conhecimentos. Tudo vale a pena se te deixa mais próximo dos seus valores, melhora a qualidade da sua relação com as pessoas que ama e pode te dar a sensação de uma vida bem vivida.

 Fale comigo com atendimento online por aqui: sessão online

 Ou agende uma consulta pessoalmente na nossa clínica. Veja aqui!

16 Ago 2018

Como identificar se alguém da sua família está com depressão

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ajuda depressao familia

Quem viu também curtiu

10 de Out de 2018

Diástase abdominal

26 de Jul de 2018

Raiana Bonatti de Sousa Botão

06 de Jan de 2019

Exercício físico na gestação e benefícios para gestante e o feto

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp