06/01/2019 às 19:39 Tayse Watermann Colunistas

Exercício físico na gestação e benefícios para gestante e o feto

563
2min de leitura

Exercício físico na gestação e benefícios para a gestante e o feto

A realização da atividade física de intensidade moderada em gravidez saudável gera inúmeros benefícios para a gestante e o feto.

Os benefícios proporcionados à gestante são: redução da dor lombar, melhora na resistência e flexibilidade muscular, redução do estresse cardiovascular e hipertensão arterial, auxílio no controle de peso, redução do risco de diabetes gestacional, benefício para a saúde mental e emocional da grávida, prevenção de distúrbios do assoalho pélvico (quando realizado exercícios específicos para o períneo), redução do inchaço (edema) e cãibras...

Além disso, a gestante que se exercita pode ainda se beneficiar com vantagens como o menor risco de parto prematuro, menor duração na fase ativa do parto, melhora da tolerância para o trabalho de parto e diminuição da percepção de dores do parto normal. O feto também recebe vantagens por ter uma mamãe ativa, como a redução da adiposidade e aumento da tolerância ao estresse/esforço.

Qual tipo de exercício é recomendado?

Cada gestante é única e inicialmente é necessária uma avaliação cuidadosa por profissional capacitado, que conduzirá o programa de exercícios. 

A American College of Obstetricians and Gynecologists recomenda exercícios de baixo impacto, intensidade moderada e realizada regularmente. As gestantes sedentárias devem aumentar gradualmente a prática de exercícios. Em caso de sedentarismo, a gestante saudável pode iniciar a prática física, com segurança, até a 30ª semana de gestação. 

A escolha do programa de exercícios dependerá das preferências da mulher e dos recursos disponíveis. Na ausência de complicações, os principais exercícios indicados durante a gestação incluem: caminhada, corrida leve, dança, natação/hidroginástica, bicicleta e remo.

É importante ressaltar que antes de iniciar qualquer atividade física ou exercício, a gestante precisa estar realizando o pré-natal regularmente. Também é essencial receber orientação monitorada por profissional especializado na área obstétrica, pois existem também contraindicações de exercícios na gravidez.

Existem protocolos específicos durante a gestação para cada tipo de condicionamento físico. O fisioterapeuta obstétrico pode orientar e prescrever a melhor atividade física para cada gestante.

Contato para atendimento: 3322-1988 ou 3341-5166

E-mail: [email protected]

Site: Urocore - Centro de Urologia

Redes sociais:

Facebook: Fisioterapia Pélvica em Londrina

Instagram: @fisioterapiapelvicaemlondrina

Facebook: NAPPS Londrina

06 Jan 2019

Exercício físico na gestação e benefícios para gestante e o feto

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

atividade fisica gestante londrina

Quem viu também curtiu

10 de Out de 2018

Diástase abdominal

16 de Ago de 2018

Como identificar se alguém da sua família está com depressão

26 de Jul de 2018

Raiana Bonatti de Sousa Botão

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp