06/09/2018 às 12:38 Psicóloga Raiana Bonatti Colunistas

O que fazer quando alguém que você ama está com depressão?

457
2min de leitura

Por: Raiana Bonatti de Sousa Botão

O que fazer quando alguém que você ama está com depressão?

No post anterior falamos um pouco sobre alguns aspectos que podem ser considerados para identificar se alguém que você ama está com depressão. Hoje, vamos falar sobre o que você pode fazer para ajudar alguém nesse contexto.

Enquanto seres humanos, temos uma tendência a afastar o sofrimento, seja nosso ou de pessoas que amamos. Na tentativa de ajudar, podemos acabar desvalidando alguém que está passando por algo difícil. É sempre importante lembrar que todos somos diferentes e que algo pode ser extremamente difícil para o outro, mesmo que não seja pra você. Abaixo, vão algumas dicas de comportamentos que podem realmente ajudar alguém que está com depressão:

1 - Ouvir sem julgamento – esteja presente para o outro mesmo que seja só para ouvi-lo. Talvez você nunca tenha passado por uma situação parecida mas, se é alguém que você ama, vale a pena estar ali por ele. Tudo que essa pessoa não precisa é de julgamentos ou conselhos do tipo ‘é só você levantar e ir trabalhar’. Se essa pessoa estivesse com os pés quebrados você diria algo do tipo? Depressão é uma doença e precisa de tratamento.

2 - Recomende e ajude a pessoa a encontrar ajuda profissional – a depressão é uma doença e precisa ser acompanhada por profissionais especializados como psicólogos e psiquiatras.

3 - Perguntar como pode ajudar – ao invés dos conselhos citados acima você pode perguntar para a pessoa como poderia ajudá-la a passar por esse momento difícil. Isso pode incluir um favor, ou fazer um programa juntos ou apenas uma conversa. Para pessoas em sofrimento, esse pode ser uma demonstração enorme de afeto.

4 - Mostre que essa pessoa é importante – seja luz na vida da pessoa que você ama –o mundo já tem críticos demais...

5 - Ajude a pessoa durante o tratamento – pergunte se tem algo que você possa fazer para ajudá-la a seguir os procedimentos do tratamento sugerido por profissionais (psicólogo e psiquiatra)

6 - Cuide-se (: - você não pode dar aquilo que não tem. Garanta que esteja saudável – física e emocionalmente – para poder oferecer a pessoa amada a ajuda que ela precisa.

Fale comigo com atendimento online por aqui: sessão online

 Ou agende uma consulta pessoalmente na nossa clínica. Veja aqui!

06 Set 2018

O que fazer quando alguém que você ama está com depressão?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

depressao londrina psicologa psicologo

Quem viu também curtiu

10 de Out de 2018

Diástase abdominal

16 de Ago de 2018

Como identificar se alguém da sua família está com depressão

26 de Jul de 2018

Raiana Bonatti de Sousa Botão

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp