Imagem capa - Tudo sobre Batismo por Giscellayne Rodrigues Perez
Como fazer acontecer

Tudo sobre Batismo

Algumas pessoas se perguntam, por que batizar? O que significa o batismo?

Eu mesma fui batizada na igreja católica e não sabia o real significado. Então resolvi fazer uma pesquisa sobre o assunto e vim compartilhar aqui com vocês. Pois descobri algumas...

Em resumo o batismo é o fundamento para toda a vida cristã, porta da vida do Espirito Santo, que abre aos demais sacramentos.  Por meio dele, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus.


Qualquer pessoa poderá ser batizada, apenas crianças que tiverem 7 anos ou mais, deverá fazer a catequese primeiro. Independente dos pais serem solteiros, amasiados, separados ou divorciados, os filhos poderão receber o batismo.

Normalmente o batismo é feito por um padre, pois ele quem recebeu de Deus o poder de trazer a fé ao coração da pessoa batizada, tornando-a filho (a) de Deus. Caso uma pessoa precise ser batizada às pressas, qualquer pessoa poderá batiza-la, desde que faça como na igreja católica usando a água e diga as palavras da forma do batismo.

Durante o batismo quem segura a criança são os padrinhos, os pais deverão escolher um homem e uma mulher para batizar seu filho, essas pessoas deverão ter mais de 16 anos, ser católicos e dar o exemplo, ajudando o afilhado a aprender o catecismo, rezar, conhecer e amar a Deus. São os padrinhos que respondem as perguntas que o padre faz durante a cerimônia.

No dia do batizado da criança é importante que traga pelo menos uma veste branca (exemplo: casaco), na liturgia o branco tem o sentido de pureza. Pelo batismo a criança é incorporada na Igreja e nasce para uma vida nova, a vida da graça.



A preparação dos Padrinhos

Fica a critério do pároco dispensar os pais e padrinhos da preparação, caso tenha feito a preparação recentemente ou fizeram algum outro tipo de aprofundamento da fé.

A preparação não baseia somente nos encontros, palestras e cursos, é importante rezar com os pais pelos filhos e criar um ambiente de “encontro com o Senhor”.

 

Durante a cerimonia

O óleo é para proteger o catecúmeno contra o demônio. Por isto, no rito do Batismo, a unção com este óleo é feita antes do Batismo.

É feito o batismo com a agua sobre a cabeça da criança que deverá estar no colo dos padrinhos, será dito algumas palavras pelo padre e assim será batizado.

Os pais devem adquirir antecipadamente a vela do batismo, que durante a celebração, vai ser acesa no Círio Pascal normalmente pelo pai e padrinho.

Os pais podem escolher o fotógrafo que desejarem. Contudo, os fotógrafos devem fazer o seu trabalho de forma discreta. É importante registrar esse momento mais do que qualquer coisa, pois normalmente é o primeiro contato da criança com a religião dos pais e a primeira diretamente com Deus.


As vezes vai a família toda para o batizado, é importante que os pais expliquem para a família que eles poderão fotografar também a criança, porém deverá ser deixado um espaço para o fotógrafo registrar esses momentos, já passei por apuros de não pegar o melhor ângulo ou até mesmo de não conseguir registrar alguns momentos do batismo por conta dos familiares, entrarem na frente e não conseguir um clique, pois tudo acontece muito rápido, são questões de segundos. Logicamente peço licença para os que estão na minha frente, porém nem sempre respeitam, me falam “só mais uma” e aí o momento acaba. Isso acontecia muito comigo, hoje quando vejo que isso poderá acontecer eu já vou me preparando antes e me coloco exatamente ao lado da criança que será batizada, possibilitando assim não perder nenhum clique.

Após o batismo fico por mais alguns minutos na igreja para fotografar a família com a criança e com o padre.

Não discrimino nenhuma religião, acho importante o contato da criança com Deus, até hoje só fotografei batizado católico porque apenas eles que entraram em contato comigo.

Caso tenham interesse peçam um orçamento por aqui.

Até mais!




Veja mais fotos de batizados aqui!


REFERENCIAS

http://www.saojudas.org.br/batismo.html

http://saojudasguarulhos.com.br/batismo/

http://www.diocesedecaxias.org.br/cursos/batismo

http://www.paroquiadebarcarena.pt/index.php/sacramentos/batismo

http://paroquiadapiedade.com.br/formacao/canonica/instrucoes-sobre-alguns-aspectos-a-respeito-dos-santos-oleos/